Utilize nossos canais para tirar dúvidas de preparos, agendamento de exames, autorizações e documentos necessários
+55 (47) 9.9962-0024 WhatsApp
Dúvidas e Sugestões

Related Posts

+55 (47) 3326-1177 +55 (47) 9.9962-0024 WhatsApp
Segunda - Sexta: 8:00 às 18:00 hs Sábado - Domingo: Plantão
Médico | Paciente

Risco de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que representa a demência mais frequente entre idosos em todo o mundo. Afeta 10% dos indivíduos após 65 anos, índice que aumenta exponencialmente com a idade.
Quando a condição é de início tardio o gene mais comum que influencia o surgimento da doença é chamado de apolipopreteína E (APOE). Este gene é fundamental para o transporte de colesterol e fosfolipídeos dos compartimentos gliais aos locais de regeneração da membrana neuronal e remielinização (regulação dos níveis lipídicos e reparo neuronal).
Através deste exame, você pode saber qual seu risco genético para o desenvolvimento da doença de Alzheimer de início tardio. Portadores da variante E4/E4 possuem risco elevado, com danos oxidativos na bainha de mielina, interferindo as sinapses cerebrais.

O Genolab Genética Avançada disponibiliza, também, um painel genético para Alzheimer que analisa variantes em 5 genes associados ao desenvolvimento da doença, tanto de início precoce quanto tardio. Os genes APP (início precoce), PSEN1 (início precoce), PSEN2 (início precoce), APOE (início tardio) e A2M (início precoce e tardio) são reconhecidos em diversas bases de dados e publicações científicas como responsáveis pela manifestação da doença. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e em tempo oportuno, são fundamentais para retardar a manifestação dos sintomas preservando por maior tempo as funções cognitivas e intelectuais da pessoa.

No Comments
Post a Comment
Name
E-mail
Website