Vigilância Genômica

Rede de Vigilância Genômica do SARS-CoV-2 no Estado de Santa Catarina

A Rede de Vigilância Genômica de Estado de Santa Catarina congrega instituições públicas e privadas para melhor compreender a dinâmica da transmissão e distribuição do vírus SARS-CoV-2. Esta rede permite integrar os esforços pontuais já em desenvolvimento para o compartilhamento mais rápido de informações sobre a Pandemia do SARS-CoV-2 no estado, visando o monitoramento das Variants of Concern (VOC) descritas, avaliar a formação de grupos de transmissão destas variantes no estado, bem como identificar possíveis novas variantes ou mutacões deste vírus circulando em Santa Catarina,  trazendo maior previsibilidade à situação. Este esforço coletivo, é fundamental para subsidiar as decisões públicas para o retorno das atividades econômicas nas diferentes regiões de Santa Catarina, bem como permite avaliar quais as variantes mais frequentes em indivíduos vacinados e possíveis reinfecções. 

Sequenciamento genético

O GENOLAB participa da Rede de Vigilância Genômica de Santa Catarina, atuando no sequenciamento genético do RNA viral do SARS-CoV-2, provenientes de amostras que tiveram resultado positivo no RT-PCR, de acordo com os critérios técnicos e epidemiológicos estabelecidos neste projeto.

Além do Genolab, fazem parte da Rede a Universidade Federal de Santa Catarina, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis. A intenção do Genolab é contribuir com o enfrentamento da pandemia, não somente na realização de exames RT-PCR, sorologias, antígeno e anticorpos neutralizantes. Nossos departamentos de Biologia Molecular e Biodata estão em contato diário com pesquisadores de referência nacionais e internacionais. Investimos em equipamentos, tecnologia e em pessoas, para que possamos de forma conjunta contribuir na identificação de novas variantes e na epidemiologia da mesmas em Santa Catarina.

Compartilhe esta informação