Central Genolab
Monitoramento COVID-19

O Genolab foi o primeiro laboratório de Santa Catarina, validado pelo LACEN/SC (desde 05/04/2020) para realização do exame RT-qPCR para o diagnóstico da COVID-19.Utilizamos o protocolo do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) com rigorosos controles de qualidade e eficiência da reação.

  • Sensibilidade: 100%

  • Especificidade: 100%

  • Reações com controles positivos e negativos 

Contando com um centro técnico próprio, as amostras são processadas no Genolab garantindo um resultado rápido e confiável.

Reforçando nosso compromisso e missão com a comunidade, implementamos a Central Genolab de Monitoramento da COVID-19, iniciando com a informação estatística dos casos. Nesta página você irá conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho na linha de frente do enfrentamento da COVID-19.

Resultados por faixas etárias

Passe o mouse sobre “Positivo”, “Negativo”ou “Inconclusivo”. Se preferir, desmarque as opções para conferir os resultados de forma isolada. O eixo Y indica as faixas etárias.
Dados referentes de março/2020 até outubro/2021.
Somente exames de RT-qPCR
Atualizado em 01/11/2021.
Resultados cumulativos diários, ao longo do tempo. Passe o mouse sobre “Positivo”, “Negativo”ou “Inconclusivo”. Se preferir, desmarque as opções para conferir os resultados de forma isolada. A data em formato mês/dia/ano.
Dados referentes de março/2020 até outubro/2021.
Somente exames de RT-qPCR
Atualizado em 01/11/2021.

Cumulativo de resultados, por dia

Evolução dos casos, por período

Números totais (Positivos, Negativos e Inconclusivos), ao longo do tempo (de março/2020 até setembro/2021), separados por mês. Clique nos pontos para verificar os números.
Dados referentes de março/2020 até outubro/2021.
Somente exames de RT-qPCR
Atualizado em 01/11/2021.
Estes gráficos possuem dados de grande relevância que nos ajudam na interpretação e entendimento da evolução da COVID-19, causadora da pandemia em que a humanidade vem enfrentando desde o início do ano de 2020. É importante ressaltar que os exames utilizados neste levantamento de dados compreende amostras analisadas no Genolab, principalmente de indivíduos de Blumenau e cidades localizadas no Vale do Itajaí (ex: Indaial, Timbó, entre outras), cidades da Foz do Rio Itajaí (Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, entre outras), de outros estados do Brasil (ex: Paraná, São Paulo entre outros) e de países como Estados Unidos, Alemanha e China.

Genotipagem por RT-PCR

Das variantes identificadas pelo teste de RT-qPCR no Genolab, estão:

  • Alpha (B.1.1.7) – Reino Unido;
  • Beta (B.1.351) – África do Sul;
  • Zeta (P.2) – Brasil;
  • Gamma (P.1) Brasil – Amazonas;
  • Delta (B.1.617) – Indiana.

De 22 de abril de 2021, até 30 de setembro de 2021: 70% Gamma, 20% Delta, 10% Beta.

O exame de genotipagem do SARS-CoV-2 por RT-PCR, é considerado um exame de triagem de variantes, por ter menor custo e maior agilidade de liberação dos resultados (24 horas, no Genolab). O teste padrão ouro para determinação de variantes é o sequenciamento do genoma viral do SARS-CoV-2, também feito no Genolab. Integramos a Rede de Vigilância Genômica de Santa Catarina para realização destes sequenciamentos e identificação das variantes presentes em nosso estado. 

Vigilância Genômica

O Genolab integra a Rede de Vigilância Genômica do SARS-CoV-2 (novocoronavírus) em Santa Catarina juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura Municipal de Florianópolis, Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC) e  Secretaria do Estado de Saúde (SES). O objetivo desta iniciativa é realizar o sequenciamento genético das amostras positivas de SARS-CoV-2 para identificar variantes presentes em nosso estado e região. As amostras positivas são armazenadas em nosso ultrafreezer (-80oC) e sequenciadas de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos pela Rede de Vigilância Genômica de Santa Catarina.