COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Queremos dividir conhecimento e informações científicas

Nosso time é formado por Especialistas, Mestres e Doutores em diversas áreas do conhecimento em saúde, comprometidos com resultados seguros e precisos. Além de muita tecnologia inovadora presente em nossos departamentos técnicos, todos os exames realizados no Genolab são fundamentados em ciência.

Nesta página você encontrará links com informações seguras, literatura científica, bases de dados e ferramentas de bioinformática, com o objetivo de levar até você  conhecimento atualizado e de origem confiável.

CID-10

A CID 10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.

Consulte Aqui

Rol ANS

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde garante o direito assistencial dos beneficiários dos planos de saúde, válida para planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 (regulamentado), contemplando os procedimentos considerados indispensáveis ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças.

Consulte Aqui

ANVISA

Site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão regulador e vinculado ao Ministério da Saúde. Tem como finalidade fiscalizar a produção e consumo de produtos como medicamentos, kits diagnósticos,  agrotóxicos e cosméticos. Também  é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras.

Consulte Aqui

Medscape Calculator

Um dos principais sites para médicos e profissionais de saúde no mundo todo, com as últimas notícias médicas e perspectivas de especialistas; informações sobre medicamentos e doenças, e conteúdo de educação médica continuada.  Nesse link você encontrará ferramenta on-line, para cálculo de idade gestacional.

CONSULTE AQUI

Intergrow-21

Gráficos de tamanho (peso, comprimento e perímetro cefálico) ao nascimento. Para consultar, clique em “Entrar dados manualmente”. O Projeto INTERGROWTH-21st foi um estudo multicêntrico, multi-étnico, de base populacional, realizado entre 2009 e 2014, em oito áreas urbanas mundiais, incluindo o Brasil.

Consulte aqui

Ministério da Saúde

Órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Consulte boletins epidemiológicos, acesso à informação, campanhas de saúde e outros dados oficiais.

Consulte Aqui

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

SARS-CoV-2 | CORONAVÍRUS

O primeiro caso da pandemia pelo novocoronavírus ( SARS-CoV-2) foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019. Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países. Em 11 de março de 2020, a ONU (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia de COVID-19.

Essa sessão é dedicada ao SARS-CoV-2. Nosso objetivo é levar até você, acesso a informações seguras e atualizadas constantemente sobre o vírus e a pandemia da COVID-19.

Vigilância Genômica FIOCRUZ

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) lideram um esforço nacional de pesquisa que busca decodificar o genoma do SARS-CoV-2, causador da COVID-19, e acompanhar suas linhagens e mutações genéticas (sequenciamento genético para identificação de variantes).

Consulte Aqui

CORONAVÍRUS
BRASIL

Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil informados pelo Ministério da Saúde. Números de casos, óbitos, gráficos por semana epidemiológica, unidades da federação. Na margem superior direita, você também encontra link para painel interativo.

CONSULTE AQUI

GISAID
DATABASE

Banco de dados para compartilhamento de informações de todos os vírus influenza e do SARS-CoV-2 (COVID-19). Isso inclui a sequência genética e dados clínicos e epidemiológicos relacionados, para entender como os vírus evoluem e se espalham durante epidemias e pandemias.

Consulte aqui

GISAID EPIDEMIOLOGIA

Página do GISAID com evolução das variantes do SARS-CoV-2 em vários países (incluindo o Brasil), regiões em continentes, na linha do tempo, disponibilizados em layouts gráficos. Clique em “Play para visualizar a evolução da transmissão ao longo do tempo.

Consulte Aqui

NEXTRAINS

Rastreamento em tempo real da evolução do SARS-CoV-2. Nextstrain é um projeto de código aberto com dados do genoma de patógenos. Fornece uma visão continuamente atualizada de dados públicos, juntamente com ferramentas analíticas para comunidade científica.

Consulte aqui

CNCB

Página do China National Center for Bioinformation (CNCB) / Beijing Institute of Genomics, Chinese Academy of Sciences / China National Center for Bioinformation (BIG) com deposito público de variantes do SARS-CoV-2, e ferramentas de bioinformática.

CONSULTE AQUI

CNCB Sequences

Sequências genéticas do SARS-CoV-2, disponibilizadas pelo China National Center for Bioinformation (CNCB) / Beijing Institute of Genomics, Chinese Academy of Sciences / China National Center for Bioinformation (BIG), distribuídas por continentes, mundiais e China.

Consulte Aqui

OMS | COVID

Página da Organização Mundial de Saúde com pesquisas globais sobre o SARS-CoV-2. A OMS reune as mais recentes descobertas e conhecimentos científicos multilíngues internacionais sobre COVID-19. A literatura global citada na base de dados é atualizada diariamente.

Consulte Aqui

SARS-COV-2 CDC

O CDC (Centers for Disease Control anda Prevention) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Você encontrará informações sobre sintomas, exames, vacinas, além de conteúdo científico, clicando na aba “Science”.

Consulte Aqui

NIH

O NIH (Nacional Institutes of Health) é uma agência governamental de pesquisa biomédica do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Nesta página, você encontrará informações sobre exames, tratamento, vacinas e muito conteúdo científico.

Consulte aqui

NIH | GUIDELINES

Página do NIH (Nacional Institutes of Health) com diretrizes de tratamento constantemente atualizadas  com objetivo de que profissionais de saúde, pacientes e especialistas em políticas tenham as informações mais recentes sobre o gerenciamento ideal do COVID-19.

Consulte aqui

GENOMIC CONSORTIUM

O COVID-19 Genomics UK Consortium é um grupo de agências de saúde pública e instituições acadêmicas no Reino Unido criado em abril de 2020 para coletar, sequenciar e analisar genomas de SARS-CoV-2 como parte da resposta à pandemia de COVID-19.

consulte aqui

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

ONCOLOGIA

Testes genéticos são exames que permitem identificar, por meio da análise do nosso DNA, um maior risco ou propensão a determinadas doenças. Em oncologia, os testes genéticos podem ser usados para diagnóstico de câncer hereditário ou do risco de desenvolver tumores. É importante esclarecer que todo câncer é resultado de alteração genética, isto é, o câncer é uma doença genética.

Nesta sessão, você encontrará páginas com ferramentas, guidelines (diretrizes) e pesquisas científicas atualizadas sobre oncologia e genética do câncer.

BRCA TOOLS

Ferramenta, desenvolvida pela Universidade Stanford, de suporte de decisão, projetada para ser utilizada pelas pacientes entre 25-69 anos com variantes nos genes BRCA1 e BRCA2, e por seus médicos, auxiliando na tomada de decisões quanto ao gerenciamento do risco de câncer.

Consulte aqui

NCCN

Guidelines oferecidos pela NCCN (National Comprehensive Cancer Network) de oncologia clínica incluindo síndromes de predisposição hereditária ao câncer. A NCCN se dedica a melhorar e facilitar o tratamento do câncer de qualidade, eficaz, eficiente e acessível, para que os pacientes possam viver uma vida melhor.

Consulte aqui

CLINVAR

Arquivo público, disponibilizado pelo NCBI (National Cancer for Biotechnology Information) de relatórios sobre a relação entre variantes e fenótipos, sua significância clínica, auxiliando na interpretação de variantes. Os alelos descritos são mapeados para sequências de referência.

Consulte aqui

PENN 2

Modelo desenvolvido pelo Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia para prever a probabilidade pré-teste de uma pessoa ter mutação BRCA1 ou BRCA2. Este modelo não prevê o risco de câncer de mama. Ele se concentra na possibilidade de um indivíduo ter herdado uma mutação em BRCA1 ou BRCA2.

Consulte aqui

FaCD

O Familial Cancer Database é uma ferramenta do Departamento de Genética da University Medical Center Groningen, para auxílio no diagnóstico diferencial entre síndromes hereditárias de predisposição ao câncer (pode cruzar dados e obter diagnósticos possíveis), e dados sobre o espectro de tumores de condições genéticas.

consulte aqui

UTAH BRCA

Banco de dados do Departamento de Patologia da Universidade de Utah, com colaboração do Huntsman Cancer Institute (HCI) e a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer da OMS (IARC). Mutações dos genes BRCA1 e BRCA2 e impacto no risco de desenvolver câncer de mama, de ovário e outros tipos de câncer.

consulte aqui

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

LITERATURA CIENTÍFICA E BIOIFORMÁTICA

Dados de literatura científica demonstram que cerca de 70% das decisões clínicas para o paciente são baseadas em informações geradas por exames laboratoriais. Cientes que resultados de exames laboratoriais fornecem informações que podem ser utilizadas para fins diagnóstico e prognóstico, prevenção e estabelecimento de riscos para inúmeras doenças, definição de tratamentos personalizados, assim como evitar a necessidade de procedimentos complementares mais complexos e invasivos; é fundamental a constante atualização científica.

Nesta sessão, compartilhamos com você páginas com ferramentas, guidelines (diretrizes) e pesquisas científicas atualizadas sobre diagnóstico laboratorial.

PUBMED

Base de dados gratuita contendo citações e resumos de literatura biomédica e de ciência revisada por pares. Disponível online desde 1996, o PubMed foi desenvolvido e é mantido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), localizado no National Institutes of Health (NIH).

Consulte Aqui

OMIM

OMIM (Online Mendelian Inheritance in Man) é um compêndio abrangente e confiável de genes humanos e fenótipos genéticos disponível gratuitamente e atualizado diariamente. Informações sobre todos os distúrbios mendelianos conhecidos e mais de 16.000 genes focando nas bases moleculares e no fenótipo.

Consulte Aqui

ABRAOM

O repositório ABraOM – Universidade de São Paulo (USP) contém variantes genômicas obtidas com o sequenciamento do exoma total e do genoma total de população brasileira. A população brasileira é constituída por cerca de 500 anos de mistura entre africanos, europeus e nativos americanos.

Consulte Aqui

CDC

O CDC (Centers for Disease Control) é um dos principais componentes operacionais do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, com laboratório de Biossegurança Nível 4. Trabalha na proteção da saúde da segurança da população, principalmente em doenças infectocontagiosas.

Consulte Aqui

STANFORD HIV

HIV Drug Resistance Database é um recurso da Universidade de Stanford, essencial para médicos que acompanham pacientes HIV positivo e para cientistas que pesquisam e desenvolvem medicamentos antirretrovirais. Possui ferramentas de bioinformática fundamentais para genotipagem de HIV.

Consulte Aqui

VARSOME

Concebido pela Safethor, para busca de genes e auxílio na análise de impacto das variantes genéticas. O conjunto de ferramentas de bioinformática permite processamento e anotação de dados NGS (Next Generation Sequencing –  Sequenciamento de Nova Geração).

Consulte Aqui

GENE REVIEWS

Recurso de assistência para médicos fornecendo informações clinicamente relevantes ​​para doenças hereditárias, incluindo dados sobre diagnóstico, manejo clínico e aconselhamento genético. Desenvolvido pelo NCBI, National Institutes of Health (NIH).

Consulte Aqui

M-CHAT

Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, instrumento de rastreamento precoce do transtorno do espetro autista voltado para crianças entre 16 a 30 meses de idade. Possui 23 perguntas simples, de resposta sim ou não, devendo ser respondidas pelos genitores/cuidadores.

Consulte aqui

gnomAD

O banco de dados de agregação de genoma (gnomAD) é um recurso on-line usado, principalmente, para pesquisa de frequência alélica em diversas populações contendo dados de sequenciamento 125.748 de exoma e 15.708  de genoma completo.

Consulte aqui

MASTERMIND

Ferramenta de busca de dados de doenças, genes, variantes e fenótipos em artigos científicos. Esses dados são priorizados com base na relevância clínica do conteúdo do artigo. Desenvolvido pela Genomenon, para auxílio no diagnóstico e tratamento de doenças genéticas raras e câncer.

Consulte aqui

BOADICEA

Desenvolvido pela Universidade de Cambridge, é uma ferramenta de predição de risco usado para computar as probabilidades de ser portador de variantes raras de perda de função nos genes BRCA1, BRCA2, PALb2, CHEK2 e ATM, além de estimar riscos futuros de desenvolver câncer.

Consulte aqui

InterVar

O Colégio Americano de Genética e Genômica Médica e a Associação de Patologia Molecular publicaram padrões e diretrizes para interpretação clínica de variantes. O InterVar é uma ferramenta de bioinformática para interpretação de variantes utilizando este guideline.

Consulte aqui

LILACS

LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe em ciências da saúde, contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na América Latina e Caribe.

Consulte Aqui

ScienceDirect

ScienceDirect é uma página web operada pela editora anglo-holandesa Elsevier, lançado originalmente em março de 1997. É uma plataforma para acesso de aproximadamente 2.500 revistas científicas e mais de 26.000 livros e mais de 2.200 periódicos.

Consulte aqui

SciELO

Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca on-line que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. É um projeto da FAPESP-BIREME-CNPq, com objetivo no desenvolvimento da produção científica em formato eletrônico.

Consulte aqui