Perguntas Frequentes

A maioria dos exames de análises clínicas não precisam autorização do convênio. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu convênio para verificar a cobertura e necessidade de autorização. Ou, envie um WhatsApp para o Genolab (Clicando Aqui) e verificamos para você!

Os exames de genética precisam de autorização, conforme diretrizes estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Você pode solicitar a autorização diretamente para seu convênio. Para facilitar, o Genolab pode solicitar a autorização para você. Clique Aqui e envie um WhatsApp para o Genolab, com:
1. Foto da carteirinha do convênio;
2. Pedido médico;
3. Protocolo de exame fornecido durante a consulta, quando aplicado.

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os convênios possuem até 3 dias úteis para manifestar-se sobre autorizações de serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial; ou até 10 dias úteis  para demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial.

Caso você tenha solicitado a autorização diretamente através dos canais de atendimento do seu convênio, o próprio convênio irá entrar em contato com você. Caso você tenha solicitado a autorização através do Genolab, assim que seu convênio se manifestar sobre sua autorização, avisaremos você, por WhatsApp ou telefone.

Sim, você pode. Conforme a CONSU nº 15, de 1999, qualquer médico pode solicitar exames para pacientes que tenham plano de saúde, mesmo que esse médico não seja credenciado pela operadora. Isso aumenta a liberdade de escolha do paciente em optar pelo médico de sua preferência, tendo ainda a possibilidade de fazer todos os exames pelo plano de saúde.

Você deve fazer o agendamento do seu exame através do nosso site (Clique Aqui para agendar). No momento da sua coleta, você deve apresentar o documento da agência de turismo, e será aplicado um valor diferenciado para seu exame.

Somente alguns exames de análises clínicas necessitam jejum. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 12 a 16 horas para triglicérides e frações de colesterol. Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum. Se você tem alguma dúvida sobre necessidade de jejum, Clique Aqui, e envie um WhatsApp para o Genolab.

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. Por outro lado, o excesso da ingestão de água pode interferir em alguns exames de urina.

Sim! Diferentemente da água , a ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Evite consumir café, seja puro, com açúcar ou com adoçante para não interferir no seu jejum.

Sim. Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas)pode ocasionar variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames. Para evitar alterações nos resultados, o Genolab não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.

Sim! Vários exames como agregação plaquetária e curva glicêmica podem ter seus resultados alterados pelo uso do cigarro. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

Sim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica na véspera da coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. O ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório. Por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado durante o cadastro ou durante a sua coleta. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, pode ser feita somente pelo seu médico.

Sim! Algumas vitaminas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de seus exames.

Não, desde que sejam adotados dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: higiene vaginal na hora de colher a urina e o uso de tampão vaginal.

Nem todos os exames que precisam de jejum necessitam que a coleta seja pela manhã. Deve ser respeitado o tempo estipulado de jejum, na maioria podem ser colhidos inclusive à tarde, sem qualquer alteração no resultado. Se você tem alguma dúvida, Clique Aqui e envie um WhatsApp para o Genolab.

A atividade física intensa pode interferir em alguns exames como, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, chamadas de condições basais. Exames feitos após esforços físicos intensos podem ter, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

Sim! Principalmente no de triglicérides. Por exemplo, alguém com triglicérides elevado, se comer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente alto. Para triglicérides, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. Dieta habitual é a que você costuma comer no seu dia-a-dia. O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

Alguns exames são solicitados pelo médico para diagnosticar a causa da febre e de outros sinais ou sintomas, servindo para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte sempre seu médico antes de fazer exames nesta situação.

A dosagem no sangue do Beta-HCG não é um exame que se destina a determinar a idade gestacional. Para tal, o exame mais indicado é o ultra-som.

Na maioria dos exames de sangue a menstruação não interfere os resultados. Porém, em alguns exames, como de urina, pode causar alguma interferência. Por isso o ideal é coletar a urina fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas perguntaremos para você durante o cadastro ou coleta, qual a data da última menstruação.

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. A coleta pode ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. O laboratório não sugere o uso de laxantes para a coleta de fezes, esta orientação só pode ser dada pelo seu médico. Para “cultura de fezes” deve ser retirado frasco apropriado no laboratório, caso o tempo para entrega da amostra possa ultrapassar 2 horas.

Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes. Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado durante o cadastro ou durante a coleta. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, pode ser feita somente pelo seu médico.

O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Portanto, temos a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.

Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa, desde que colhida em frasco apropriado, fornecido pelo Genolab ou adquirido em farmácia. A entrega da urina no laboratório deve ser feita no máximo 2 horas após a coleta.

Na maioria das vezes acontece porque houve pouco tempo de compressão no local da punção. Esta mancha roxa denomina-se equimose e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado também por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo, aspirina).

Não encontrou a sua dúvida? Clique Aqui e envie um WhatsApp

COVID-19

Resultados de Exames
VIAGENS PARA CHINA
AGENDAMENTO DE EXAMES
MONITORAMENTO COVID-19

Fale com o Genolab

Dúvidas sobre autorizações, exames, preparo ou agendamentos? Envie um WhatsApp!

Clique Aqui
For privacy reasons Google Maps needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de privacidade.
I Accept

Para sua maior comodidade

conheça nossas facilidades

  • Resultados on-line

  • Wi-fi para clientes

  • Sala de coleta para crianças

  • Sala de espera para crianças

  • Estacionamento próprio, localização central

  • Assessoria científica

  • Agendamento on-line de exames

  • Agendamento on-line de vacinas

  • Instalações 100% adaptadas para PcD

  • Laudos em inglês, espanhol, alemão e japonês