Dengue, Zika e Chikungunya

Aedes aegypti

o Aedes aegypti, além da Dengue, é transmissor de Zika, Chikungunya e da Febre Amarela no meio urbano. Apesar do seu curto tempo de vida (45 dias) uma fêmea do mosquito é capaz de dar origem a até 1.500 novos insetos. A desova acontece aos poucos e em vários lugares diferentes garantindo a preservação da espécie. Em ambiente seco, os ovos conseguem resistir por períodos de até 450 dias. No entanto, seu desenvolvimento requer água, preferencialmente limpa. O verão, período marcado pelo aumento das chuvas, torna-se propenso para a proliferação do Aedes aegypti.

As três doenças

Dentre as três doenças, a Dengue tem sido considerada a mais perigosa por conta do número de mortes.

Mortes relacionadas à Chikungunya são mais raras e ocorrem por complicações em pacientes com doenças pré-existentes.

Formas graves e atípicas também são raras para o Zika Vírus, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, podem evoluir para óbito, como identificado em novembro de 2015 pela primeira vez na história. O Zika Vírus, é o único dentre os três que tem sido associado a complicações neurológicas.

Exame molecular para Dengue, Zika e Chikungunya

Através de um único exame, com uma simples coleta de sangue, podemos ter rapidamente o diagnóstico de Dengue, Zika ou Chikungunya.

O exame é feito por RT-PCR, considerado o padrão ouro (não há metodologia superior) para o diagnóstico. Para coleta, não é necessário jejum ou algum outro preparo. O exame pode ser feito sem agendamento.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse teste, Clique Aqui e envie um WhatsApp para o Genolab.

Compartilhe esta informação