Teste de Variante Delta por RT-PCR

Genolab amplia exame para detecção de variante DELTA

Dentre as variantes de preocupação está a variante B.1.617 (Delta) identificada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020, e atualmente representa 90% das amostras sequenciadas no mundo. Geneticamente, a variante B.1.617 tem assinatura particular na proteína Spike, caracterizada por 6 mutações. Essas mutações, podem reduzir a neutralização viral e facilitar o escape da vacina.

Inicialmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou esta variante como VOI (Variante de Interesse). Porém, em 10 de maio de 2021, essa variante foi reclassificada como VOC (variante de preocupação) considerando os dados sobre seu maior potencial de transmissibilidade e sua resistência à resposta imunológica do corpo.  As mutações presentes na variante Delta conferem uma maior capacidade de ligação aos receptores ACE do indivíduo, o que pode ajudar o vírus a escapar da resposta imune.

Além da DELTA, o teste detecta outras 4 variantes no mesmo exame

O exame realizado em nosso laboratório é padronizado para detecção das seguintes variantes, com liberação de resultado em até 24 horas:

  • Alpha (B.1.1.7) – Reino Unido;
  • Beta (B.1.351) – África do Sul;
  • Zeta (P.2) – Brasil;
  • Gamma (P.1) Brasil – Amazonas;
  • Delta (B.1.617) – Indiana.

Das 5 variantes detectadas em nosso teste, são Variantes de Preocupação (VOC): Alpha, Beta, Gamma e Delta. Já a variante Zeta é considerada Variante de Interesse (VOI).

Revisão científica constante

O Genolab conta como uma assessoria de pesquisa composta por um time de especialistas, que segue monitorando os bancos de dados e a comunidade científica sobre as variantes circulantes. Lembramos que esse exame (Detecção de Variantes por RT-PCR), não é diagnóstico para a COVID-19. O exame padrão ouro para detecção do SARS-CoV-2, segue sendo o RT-PCR, capaz de identificar casos positivos dessas e de outras variantes já descritas na literatura (porém, não determina a variante específica presente).

Se você fez o RT-PCR (nasal) do Genolab e seu resultado foi positivo, não é necessária nova coleta para realização do exame de detecção de variantes. O exames será realizado com a mesma amostra utilizada para o RT-PCR, armazenada em nosso ultra-freezer -80oC.

Caso tenha feito o RT-PCR em outro laboratório e seu resultado tenha sido positivo, há no máximo 3 dias, faça o agendamento da coleta para o exame de Detecção de Variantes Clicando Aqui.

Compartilhe esta informação