Variantes de Interesse e Preocupação

Variantes de Interesse (VOI) e Variantes de Preocupação (VOC). Entenda as nomenclaturas

As variantes genéticas do SARS-CoV-2 tem circulado em todo o mundo e são monitoradas por meio de sequenciamentos genéticos, estudos laboratoriais e investigações epidemiológicas como ferramenta de previsão e alerta.

As variantes que exigem atenção são as chamadas Variantes de Preocupação (VOC), devido ao seu aumento de transmissibilidade, aumento em hostilização e principalmente ao escape vacinal e imunológico.

Dentre as variantes de preocupação B.1.1.7 (Alpha), B.1.351 (Beta), P.1 (Gamma), está a variante B.1.617.2 (Delta), identificada pela primeira vez na Índia e já representa 90% das amostras sequenciadas no mundo. Um estudo recente, realizado pela FIOCRUZ chama a atenção para o aumento significativo nos números de casos detectados nas últimas semanas, trazendo um alerta para o monitoramento da variante no Brasil.

São consideradas Variantes de Interesse (VOI) as variantes do SARS-CoV-2 se, quando comparadas à variante original (Wuhan), possuam mutações que mudem o fenótipo do vírus e se:

  • Tiver sido identificada como causadora de transmissão comunitária, de múltiplos casos ou de clusters (agrupamentos de casos) de COVID-19 ou tiver sido detectada em vários países; ou
  • Ser de outra forma avaliada como uma VOI pela OMS em consulta com o Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus SARS-CoV-2.

Detecção de Variantes (genotipagem) por RT-PCR

O Genolab disponibiliza o teste de detecção de quatro Variantes de Preocupação (VOC): Alpha (B.1.1.7) – Reino Unido, Beta (B.1.351) – África do Sul, Gamma (P.1) Brasil – Amazonas, Delta (B.1.617) – Indiana; e uma Variante de Interesse (VOI): Zeta (P.2) – Brasil.

A liberação do resultado do exame Detecção de Variantes com liberação de resultado é em até 24 horas.

Se você fez o RT-PCR (nasal) do Genolab e seu resultado foi positivo, não é necessária nova coleta para realização do exame de detecção de variantes. O exames será realizado com a mesma amostra utilizada para o RT-PCR, armazenada em nosso ultra-freezer -80oC.

Caso tenha feito o RT-PCR em outro laboratório e seu resultado tenha sido positivo, há no máximo 3 dias, faça o agendamento da coleta para o exame de Detecção de Variantes Clicando Aqui.

Compartilhe esta informação